Ciclismo ex-atleta olímpica dá 6 dicas para o sucesso na pedalada

Ciclismo ex-atleta olímpica dá 6 dicas para o sucesso na pedalada

20 de agosto de 2021 0 Por Flavio Menezes

VICE-PRESIDENTE GLOBAL DE DESEMPENHO ESPORTIVO E EDUCAÇÃO FÍSICA DA HERBALIFE NUTRITION. TAMBÉM É EX-ATLETA OLÍMPICA E REPRESENTOU A GRÃ-BRETANHA NAS OLIMPÍADAS DE SYDNEY 2000 NA CORRIDA DE REVEZAMENTO. 

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de queimar calorias, tonificar os músculos, aumentar a resistência e se divertir. É aquele exercício que pode ser feito a qualquer hora, no deslocamento diário, na academia ou no lazer dos finais de semana.

Em comemoração ao Dia Nacional do Ciclismo, celebrado nesta quinta-feira, 19 de agosto, aqui estão algumas dicas para os amantes de bicicleta e para os que desejam começar no esporte, seja na bicicleta ergométrica ou ao ar livre.

Duração x Intensidade

A duração e o nível de intensidade do treino ajudarão a determinar a queima de calorias, mas, encontrar o equilíbrio entre esses dois fatores requer prática. Você precisa descobrir como pedalar em uma intensidade que se adapte ao seu nível de condicionamento físico atual, mas também o tire de sua zona de conforto.

Para o sucesso na pedalada, também estabeleça um compromisso de tempo que seja alcançável. Se você quiser obter os melhores resultados, terá que ouvir seu corpo e se tornar seu próprio treinador.

Mantenha um ritmo lento e constante

Andar de bicicleta é uma atividade de baixo impacto, ideal para dar um descanso às articulações. No entanto, não deixe que o termo “baixo impacto” o leve a pensar que é uma tarefa fácil. Se você é iniciante na atividade, recomendo começar com um passeio agradável em uma intensidade moderada, com duração de cerca de 45 a 60 minutos.

Ir devagar é especialmente importante para quem é novo no exercício ou está recomeçando depois de um longo tempo sem pedalar. Eu realmente acredito que retomar aos exercícios com um nível de intensidade baixo a moderado é uma boa ideia. Chocar seu sistema com um treino intenso logo no primeiro dia pode impedi-lo de pedalar mais nos outros.

Faça treinos intervalados no ciclismo

O treinamento intervalado é ótimo para queimar calorias e melhorar o nível de condicionamento cardiovascular. Alternar entre períodos de alta e baixa intensidade oferece um desafio e é perfeito quando se está com pouco tempo. Períodos de descanso mais curtos tornam o treino ainda mais intenso.

Acelere para eliminar mais calorias

Aumente sua intensidade ajustando sua velocidade. Quanto mais rápido você for, mais seu corpo terá que trabalhar e mais energia gastará.

Adicione resistência para construir músculos

Inclua algumas subidas em seus passeios para aumentar a resistência. Se estiver ao ar livre, procure colinas com uma inclinação acentuada para que seus músculos exerçam mais esforço. Se estiver em uma bicicleta ergométrica, experimente ajustar a resistência para um nível que seja difícil, mas que ainda permita manter um bom ritmo. Apenas tenha em mente que se empurrar com muita força, você corre o risco de colocar muita pressão sobre os joelhos.

Um bom pensamento para se ter quando estiver na bicicleta ergométrica é imaginar que está na estrada. Pergunte-se: “Eu seria capaz de subir uma colina sem cair?”. O ciclismo indoor deve ser o mais próximo possível do ciclismo ao ar livre.

Pedale para ganhar resistência

Se você quiser aumentar sua resistência, terá que pedalar por um período mais longo. Sua duração deve ser relativa ao seu nível de condicionamento físico atual. Mas, se é novo no ciclismo, 60 minutos é um bom ponto de partida.

Aumente sua distância e duração ao longo do tempo e tente se esforçar um pouco mais a cada dia.

Lembre-se de sempre buscar orientação de um profissional de educação física para evoluir no esporte e evitar lesões.

 

 

Sobre Samantha Clayton  

Samantha Clayton é vice-presidente global de desempenho esportivo e educação física da Herbalife Nutrition. Ela representou a Grã-Bretanha nas Olimpíadas de Sydney 2000 na corrida de revezamento de 200m e 4x100m. É personal trainer com certificações em condicionamento físico em grupo, condicionamento juvenil, condicionamento físico para terceira idade e alto rendimento. Ela é diretamente responsável por atividades relacionadas ao exercício e educação para Consultores Independentes e colaboradores da Herbalife Nutrition.

Sobre a Herbalife Nutrition 

A Herbalife Nutrition é uma empresa global que vem mudando a vida das pessoas por meio de produtos de nutrição e oportunidade de negócios para seus Consultores Independentes desde 1980.

A Empresa oferece produtos de alta qualidade e respaldados pela ciência, comercializados em mais de 90 países por Consultores que fornecem orientações individuais e uma comunidade de apoio que inspira seus consumidores a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo.

Através da campanha global da empresa para erradicar a fome, a Herbalife Nutrition também está comprometida em levar nutrição e educação para comunidades em todo o mundo.

Para mais informações, visite Herbalife.com.br ou HerbalifeNutrition.com.br.