Como montar uma oficina de bike

Como montar uma oficina de bike

1 de março de 2021 0 Por Flavio Menezes

Você está de saco cheio da sua profissão, está desempregado ou é apaixonado por bike? Saiba que esse é o cenário ideal para você realizar seu sonho e trabalhar com oficina de bike, descubra Como montar uma oficina de bike.

Desde que a pandemia se alastrou para os países logo em 2019, o cenário no modal de locomoção da população mundial mudou completamente.

Devido o grande risco de contaminação do novo corona – vírus, Afim de chegar ao trabalho com mais segurança e menor custo as pessoas começaram a aderir cada vez mais o uso da bicicleta, e no Brasil não foi diferente.

As pesquisas mostram que teve um aumento considerável nas vendas de bicicleta no pais, em especial nas grandes capitais de todos os estados.

Eu, sou ciclista ativo e pude perceber essa mudança e aumento nas vendas de bicicletas novas, além de peças e acessórios, em diversas lojas acabaram rapidamente os estoques de peças e de bikes.

A bicicleta por ser uma opção de transporte barata, saudável e não poluente, conquista diariamente novos usuários.

As oportunidades para quem quer iniciar nesse mercado de oficina bike são infinitas, você pode focar somente na oficina de bicicleta, atendendo a demanda por manutenção.

Mas, também vender bicicletas novas, peças, acessórios e material para a prática do ciclismo, como roupas, garrafas, capacetes e etc.

Outra opção para montar a Oficina de bicicleta, é trabalhar com a venda de isotônicos, barras de cereais, proteínas, carboidratos e outros alimentos energéticos para atrair ciclistas.

Confira alguns fatores importantes que você precisa saber para montar sua oficina de bicicletas:

 

Plano de negocio

Não complique ou ache que isso é um bicho de sete cabeça, não deixe de fazer um plano de negócios e estudar a viabilidade do empreendimento.

O plano de negócios de uma empresa é de suma importância para que se possa ter noção de onde sua empresa está indo e por qual caminho seguir.

Para saber mais sobre um plano de negocio acesse o site do Sebrae, lá têm bastante informações muito relevantes e gratuitas.

Localização

As bicicletas precisa de manutenções, revisões, trocas de peças, conserto de marchas, reparos e ajustes são necessários para um bom funcionamento.

Para montar uma oficina de bike e atender esses clientes você precisar estar numa localização estratégica, pensar a localização também é muito importante, ela não precisa ser nos grandes centros, mas é importante que seja onde o uso de bicicletas é mais frequente.

 

 

Espaço da Oficina

O espaço de uma oficina de bike é relativamente simples, não é preciso fazer grandes reformas no ambiente.

Ela precisa ter um espaço para montar um balcão como uma loja, para recepcionar as bicicletas, que geralmente ficarão em suportes de paredes, e um espaço para fazer as manutenções.

Seria muito interessante se você entender de mecânica de bike, assim você não precisa contratar um mecânico de bike, e de cara vai economizar uma grana.

Nós indicamos que faça um curso de mecânica de bicicletas para você entender pouco sobre esse mundo das bikes, mesmo se você não for o mecânico da sua oficina.

É um diferencial entender melhor esse mundo para assim você prestar um atendimento mais profissional ao seu cliente, lembre-se um cliente satisfeito sempre volta para consumir mais produtos e serviços.

Assista esse video do Sebrae sobre o assunto.:

 

Equipamentos primordiais

Os equipamentos necessários são basicamente um compressor de ar, bancada, suporte para prender a bicicleta, uma morsa, caixa de ferramentas bem equipada com ferramentas especificas para bike, chaves de fenda, parafusos e alicates.

Serviços com alta demanda

Entre os serviços que podem ser realizados estão a montagem de bike nova, manutenção do câmbios, colocação e regulagem do freio, desempenho de aro e de garfo, pintura, regulagens de freio e marcha, troca de quadro, remendo da câmara de ar.

Estoque

O estoque deve ser pensado e planejado com as principais peças de reposição e acessórios, veja a lista dos itens mais procurados.:

Suporte de quadro e garrafinhas;

Mesa do guidão;

Cabo de aço para os freios e câmbios;

Conduite para cabo de aço;

Bucha de articulação da alavanca do freio;

Alavanca superior do freio;

Sapata e pastilhas de freio;

Movimento central, bucha de movimento central;

Colar de esferas da direção e cubos;

Caixa de direção;

Eixo blocagem de cubos dianteiro e traseiro;

Cubo dianteiro e traseiro mtb e speed.

Corrente, raio, aro de alumínio;

Selim e canote;

Pedal e pedivela;

Manopla e guidão;

Câmara e pneu aro 26, 29 e aro 700.

Além de outras opções de acessórios como óculos, cadeado, capacete, luva, roupa de ciclismo.

Sempre prefira trabalhar e oferecer produtos de qualidade e que sejam confiáveis.

Marketing ou Divulgação

Não adianta de nada você fazer tudo certinho se os clientes não saberem da sua oficina de bike, as pessoas precisam saber que seu negócio existe e o que você está oferecendo, ou seja, divulgue seu negócio através de anuncio na internet, nas rede social como facebookinstagranpinterest, whatsapp entre outros.

Conclusão: Mais importante do que montar um negócio, é importante você trabalhar com o que você gosta, se você trabalhar com algo que te proporciona satisfação, existe uma grande chance desse negócio ir apara frete e colher bons frutos.