CONHEÇA 16 SUPLEMENTOS QUE PODEM AJUDAR OS CICLISTAS

CONHEÇA 16 SUPLEMENTOS QUE PODEM AJUDAR OS CICLISTAS

16 de junho de 2022 0 Por Flavio Menezes

Como o ciclismo é uma atividade física que exige resistência, é preciso repor constantemente nutrientes no organismo. Com isso, o uso de suplemento para ciclistas visando manter o corpo saudável é uma boa ideia. 

Muitos deles são usados em outros esportes, mas suas finalidades se enquadram ciclismo, antes, durante ou depois de uma pedalada. 

SUPLEMENTO PARA CICLISTAS: CONHEÇA 16 QUE VÃO AUMENTAR SEU DESEMPENHO

Quem quer potencializar os benefícios que as pedaladas trazem para o corpo precisa de uma alimentação saudável e balanceada. Isso faz com que os nossos exercícios causem mais efeitos. 

A nossa rotina impõe dificuldades no preparo dessa dieta, motivo pelo qual muitos ciclistas apelam para o uso de suplementos para ciclistas. Portanto, vamos falar a seguir sobre os principais suplementos utilizados por ciclistas, bem como suas vantagens.

1. BIKE FUEL

O Bike Fuel é um suplemento para ciclistas especializado nessa modalidade esportiva. Sua formulação foi criada por especialistas em ciclismo e em suplementos próprios para a prática do esporte. Com isso, agrega diversos componentes que repões nutrientes e ajudam tanto na performance quanto na recuperação.

O suplemento reúne diversos componentes em um, ou seja, é um repositor de nutrientes praticamente completo. Ele pode ser usado em todas etapas de uma pedalada, antes, durante e depois, e evita que um ciclista carregue outros repositores durante o exercício. 

O Bike Fuel ajuda na hidratação, mas deve não substitui a água, e combinados os nutrientes são absorvidos com mais facilidade no organismo.

2. MULTIVITAMÍNICOS

Os suplementos multivitamínicos ajudam o nosso corpo a manter as quantidades certas de vitaminas e minerais. Por ter em sua composição diversos tipos de nutrientes, os multivitamínicos podem ajudar muito a rotina do ciclista. 

O ideal é tomá-lo logo ao acordar. Além de melhorar o desempenho físico, eles também aumentam a imunidade, o que ajuda a evitar doenças.

3. PROBIÓTICOS

Os suplementos probióticos são essenciais para regular algumas funções do nosso organismo, principalmente a flora intestinal. Eles fogem um pouco da fama dos suplementos para ganhar músculos ou emagrecer, mas colaboram muito para a vida saudável. 

Com eles, a sua digestão será mais leve e rápida, diminuindo a chance de problemas durante as pedaladas depois do almoço, por exemplo.

4. ISOTÔNICOS

Quem é ciclista já está acostumado a se hidratar muito, bebendo água e bebidas isotônicas. Por isso, os suplementos deste tipo podem ser uma boa alternativa para melhorar a qualidade das pedaladas, já que a desidratação faz com que o nosso corpo perca muito sódio, causando algumas complicações, entre elas, as cãibras.

5. WHEY PROTEIN

Um dos suplementos mais famosos e utilizados ao redor do mundo, o Whey Protein ajuda muito na recuperação dos músculos depois de longas pedaladas. 

Por isso, ele pode ser muito útil para quem planeja começar a pedalar por longos trajetos e não quer sofrer tanto com a adaptação. Ele também pode ser indicado para quem visa ganhar massa muscular enquanto pedala.

6. BETA-ALANINA

A Beta-alanina melhora a performance física, além de reduzir a sensação de fadiga após as pedaladas, melhorando muito o rendimento dos treinos. Este suplemento possui essas características porque atua diretamente no aumento da força muscular.

7. FERRO

O suplemento de ferro colabora muito para a qualidade dos exercícios, pois a falta dele no organismo pode causar até falta de ar. 

Apesar de ser um nutriente presente em vários alimentos, como nos grãos e nas folhas verde-escuras, a suplementação pode ser necessária em casos extremos. E, principalmente, para mulheres, já que o organismo sofre com deficiências do nutriente durante o período menstrual.

8. CREATINA

A creatina é muito usada para aumentar a força e a explosão muscular. Este aminoácido tem a função de aumentar a resistência dos atletas e traz diversos benefícios à saúde. Possui poucos efeitos colaterais, e por isso é um suplemento para ciclistas entre os mais indicados por nutricionistas.

Normalmente, é recomendado o uso da creatina antes do treino, aumentando a produção de energia no organismo. Também é usada em outros momentos, como depois da pedalada, combinando o suplemento com um carboidrato, ajudando na reposição energética. 

Seja no aumento da explosão ou na reposição de energia, a creatina é um dos suplementos mais recomendados por nutricionistas.

9. ELETRÓLITOS

Em pedaladas muito longas e intensas, bem como treinos de longa duração, o ciclista perde muito sódio. Para repô-lo é preciso um suplemento para ciclistas que supra a necessidade do organismo. Assim, as capsulas de sal são a melhor indicação para a reposição de sódio no corpo de um ciclista.

Apenas água não repõe o necessário em caso de grandes perdas de sódio no organismo. Desta forma, as capsulas que contém outros nutrientes além do sal, possuem doses mais concentradas do que muitos isotônicos. Portanto, os eletrólitos são um suplemento fundamental, principalmente para atletas com atividades de em média 3 horas.

10. BCAA

Indicado para ajudar no ganho de massa muscular, o BCAA são aminoácidos usados em diversas modalidades. Os aminoácidos do suplemento se unem com os aminoácidos presentes no organismo do atleta para criar um tecido muscular mais forte. Essa união resulta em maior absorção de açúcar pelas células musculares gerando mais energia.

O suplemento para ciclistas é indicado de ser tomado antes de pedalar, com pelo menos 30 minutos de antecedência. Assim, o organismo irá gerar mais energia para a atividade e para estimular a recuperação muscular após o treino.

11. GLUTAMINA

Outro aminoácido importante para a prática de esportes é a Glutamina. Com uma função diferente dos aminoácidos do BCAA, a Glutamina melhora o desempenho físico. Além disso, a previne infecções e outros problemas que podem ser causados pela baixa imunidade.

A Glutamina é altamente indicada para treinos muito intensos que o ciclismo possui. Desta forma, o rendimento de uma pedalada é visível ao tomar este suplemento para ciclistas. Com a alta intensidade, a glutamina diminui muito no corpo de um atleta, e por isso faz-se necessária sua reposição. 

Sendo assim, o suplemento é muito indicado após um treino intenso, repondo o aminoácido que cuida da imunidade no corpo.

12. ÁGUA DE COCO

Um suplemento natural e que possui mais propriedades que outras bebidas usadas no ciclismo é a água de coco. Com um poder de refrescância altíssimo, a água de coco é muito popular em praias de todo litoral brasileiro. Mas, também é muito utilizada na reidratação após uma prática esportiva ou em doenças que causam desidratação.

Dentre seus componentes, ela apresenta mais potássio que algumas bananas. Isso possibilita que os ciclistas se hidratem com ela e evitem câimbras durante suas pedaladas mais intensas. Suas propriedades são maiores do que muitos nutrientes que compõe os isotônicos, sendo mais indicada por ser natural.

13. GLICEROL

Em muitas atividades esportivas a perda de líquidos pode causar grande desidratação. A perda de líquidos, principalmente em longas pedaladas, pode gerar grandes prejuízos à saúde dos atletas. Com isso, um suplemento é utilizado para prevenir grandes perdas de líquidos, o Glicerol.

Portanto, o Glicerol é utilizado para prevenir desidratações, com absorção rápida do corpo sem digestão. Então, é recomendado que o uso do suplemento para ciclistas seja combinado com água. Em excesso, o glicerol pode desencadear o contrário do que se propõe com seu uso, e deixar o ciclista desidratado.

14. BICARBONATO

O bicarbonato é um composto químico muito utilizado em diferentes funções. Seja em limpeza, ou manutenção de cheiros agradáveis muitos não sabem que o bicarbonato é bom para a saúde. Ele ajuda a combater a exaustão e fadiga muscular.

Ele combate os ácidos que os músculos acumulam quando há fadiga muscular, impedindo a transferência de energia entre eles. Assim, ele reduz esses ácidos nos músculos ajudando na recuperação física. Portanto, o bicarbonato de sódio, usado em doses recomendadas, evita a fadiga muscular e aumenta o desempenho de um ciclista.

15. GEL DE CARBOIDRATO

Manter uma boa alimentação é fundamental para um bom desempenho ao pedalar. Mas, para suplementá-la existem alguns alimentos próprios para a prática esportiva. O gel de carboidrato é um dos principais itens que acompanha os ciclistas, antes, durante ou depois de uma pedalada longa.

Com estas diferentes formas de uso, este suplemento para ciclistas tem efeitos diferentes, de acordo com suas variações. Mas o principal efeito causado pelo gel de carboidrato é repor os carboidratos. Ou seja, a energia gerada pela gordura queimada, precisa ser reposta, e com este suplemento ela acontece.

16. RECOVERY

Este suplemento, como diz seu próprio nome. ajuda na recuperação do ciclista após uma longa pedalada. Ele é desenvolvido com quatro porções de carboidratos para uma de proteínas. Assim, é possível o ciclista se recuperar fisicamente, mantendo-se disposto para os próximos exercícios.

A principal função deste suplemento é agir na recuperação de energia e dos músculos. Aliando as doses de carboidratos e proteínas na proporção e 4 para 1, a recuperação após o treino é mais rápida.

É sempre importante lembrar que você nunca pode consumir estes suplementos que citamos por conta própria. É obrigatório buscar um profissional da área, que analisará o seu corpo e as suas características, inclusive sua rotina diária. Assim, ele poderá indicar quais são úteis ou não para você.

Como vimos os suplementos trazem diversos benefícios aos ciclistas. Mas, é importante ressaltar que é sempre importante ter acompanhamento médico antes de utilizar algum deles. O uso indevido pode não trazer a finalidade desejada e gerar algum mal a saúde do atleta. Manter o corpo hidratado com água a todo momento também é uma boa dica que podemos dar, e isso trará mais resultados junto com suplemnto para ciclistas.