GEL DE CARBOIDRATO NO CICLISMO

GEL DE CARBOIDRATO NO CICLISMO

20 de junho de 2022 0 Por Flavio Menezes

Muito popular, o gel de carboidrato no ciclismo é uma ótima opção para quem precisa de uma fonte de energia enquanto pedala. A sua absorção é bem rápida, o que facilita e muito, a vida dos apaixonados por bike. Porém, não basta somente tomar. 

Existe a forma correta de fazer uso do gel de carboidrato no ciclismo, para que ele realmente funcione. Até porque, é muito perigoso cair nos extremos. Existem ciclistas que falam que não obtiveram nenhum resultado com ele. Outros, que reclamam que já não conseguem mais pedalar sem.

Vamos aprofundar mais o assunto? Neste artigo apresentamos as principais composições do carbogel, suas vantagens e o melhor modo de utilização. Continue a leitura! 

AFINAL, O QUE É GEL DE CARBOIDRATO? 

Fonte de energia, o gel de carboidrato no ciclismo nada mais é do que uma suplementação. Com alta concentração de carboidratos simples ou complexos, ele não precisa passar pelo vagaroso processo de digestão. Isso o torna uma fonte muito rápida de força, podendo atingir o seu ápice entre 10 e 15 minutos. 

Por conta da sua composição, ele oferece ao corpo a glicose necessária para que o organismo não tenha de utilizar suas próprias reservas. Isso ajuda, durante um pedal mais intenso, a evitar que o ciclista tenha um impacto negativo em seu rendimento na bike. 

Há quem pense que ele é apenas para ser usado por atletas profissionais. Nada disso! Ele é destinado para todos que praticam esportes de resistência e precisam de alguma maneira recuperar rapidamente a energia.

COMPOSIÇÃO MAIS COMUM DO CARBOGEL

O gel de carboidrato é prático e pode ser levado no treinamento ou até mesmo em uma competição. Ele é vendido em porções individuais de dose única, por isso há a possibilidade de ser armazenado tranquilamente nos bolsos. 

Geralmente ele é encontrado no mercado com uma variedade de ingredientes. Porém, os mais comuns são: 

  • Maltodextrina – carboidrato produzido geralmente pelo milho, Possui uma rápida absorção e é composto por açúcar em sua menor molécula. 
  • Frutose – fonte adicional de carboidrato presente também nas frutas e vegetais.
  • Cafeína – estimulante natural.
  • Vitamina C e E – antioxidantes que auxiliam na redução de radicais livres.
  • Whey Protein – proteína do soro do leite.

Teste frequentemente géis com diferentes composições e faça uma análise, conforme o uso, de quais se adequam melhor ao seu organismo. Não fique experimentando produto novo durante uma competição, pois você não saberá como ele poderá agir no seu corpo. 

GEL DE CARBOIDRATO NO CICLISMO: MODO DE USAR

O carbogel deve ser utilizado como uma estratégia durante os treinos e competições. Somente assim será possível absorver todos os ganhos que o produto é capaz de oferecer. Pedais de apenas uma hora, por exemplo, não possuem a demanda necessária para a reposição de energia. 

Seu uso é indicado apenas para atividades de alta intensidade e de longa duração. Ou seja, nada de ficar tomando o carbogel em todo e qualquer treino. A alimentação equilibrada é a nossa maior e mais poderosa fonte de energia. Ela é capaz de manter a força do corpo durante os treinos mais simples.

QUANDO TOMAR TOMAR O GEL DE CARBOIDRATO NO CICLISMO

Por ser um produto com absorção veloz, ele não deve ser consumido antes do pedal. Então nada de acordar para treinar, pular o café da manhã e tomar um gel. Ele pode acabar causando o efeito rebote e diminuir a sua energia. 

Ele deve ser tomado durante o exercício, com intervalos regulares entre 30 e 60 minutos, depende do treino estabelecido e da resistência física. Por isso que, conhecer bem o seu corpo e os limites dele é sempre fundamental. 

Convém beber um pouco de água junto, para hidratar e ajudar para uma rápida ingestão. Evite a todo custo tomar isotônicos junto com o gel, pois eles também são fontes de carboidratos.  

Já no final do treino é mais do que liberado o uso do gel de carboidrato. Isso ocorre, pois eles ajudam a reconstruir rapidamente os estoques de glicogênio muscular que foram consumidos nos momentos mais críticos. 

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS NO USO DO GEL DE CARBOIDRATO 

Já ficou claro o quanto o suplemento em gel pode ser um grande aliado de quem prefere treinos intensos. Confira abaixo algumas das principais vantagens do uso: 

– ajuda na reposição de energia;

– mantém a quantidade de carboidrato no organismo;

– espanta o cansaço e a fadiga;

– melhora a performance e o desempenho

CUIDADOS NECESSÁRIOS 

Antes de sair por aí fazendo uso do carbogel, é importante conferir bem cada um dos componentes da sua composição. Existem alguns ingredientes que não deixam claros os seus benefícios. 

Além disso, é sempre necessário não exagerar nas doses. Em excesso, o gel de carboidrato pode causar vômitos, náuseas e diarreia. Pessoas que têm diabetes devem fazer uso somente após liberação médica. 

MERCADO: MARCAS DE DESTAQUE 

mundo dos suplementos é muito vasto, inclusive quando falamos sobre carbogel. Dentre as principais marcas, podemos destacar a Probiótica, Z2, Advanced Nutrition, Exceed Energy, Vitafor, Body Action e a Integral Médica. O que diferencia cada uma delas geralmente é a própria composição, seguida pelos sabores e propostas oferecidas. 

É possível encontrar carbogel com gosto de morango silvestre, chocolate, banana e até beterraba com laranja. Produtos sem glúten e veganos também estão dentro das opções. Normalmente são vendidos em dose única. Porém, se você realmente começar a fazer uso, o ideal é comprar caixas fechadas com 10 sachês, o que faz baixar o valor unitário. 

Fique de olho na escolha do gel de carboidrato no ciclismo também pela embalagem. Muitas vezes, quando você está sob pressão, principalmente de uma competição, os detalhes fazem a diferença. A embalagem não deve ter tampas para aparafusar e desaparafusar. Ao contrário, devem ser rápidos de abrir e fáceis de sugar.

Para quem não se adaptar ao gel de carboidrato, existem também outros suplementos para ciclistas à venda. Eles podem ser uma boa alternativa para melhorar a performance e oferecer um bom desempenho.