Isotônico caseiro para ciclistas

Isotônico caseiro para ciclistas

14 de novembro de 2019 2 Por Flavio Menezes

Nós ciclistas precisamos estar bem nutridos para que consigamos andar de uma forma satisfatória e mantermos o nosso corpo saudável. Para isso, é necessários ingerir os alimentes e bebidas necessárias.

Por outro lado, nem sempre você precisa gastar dinheiro com suplementos ou isotônicos no mercado, que possuem muito conservantes e corentes. Existem soluções naturais e caseiras.

 

 

A nutricionista esportiva Maria Matos Correia nos fez a cortesia de escrever um pouco sobre o assunto e passar uma receita para que você mesmo possa fazer o seu isotônico.

Você tem sede do quê ? Por Maria Matos

Depois de praticar um exercício físico, é importante se hidratar. Certo?
Mas qual a bebida adequada?

O que deixa dúvidas é qual o melhor modo de repor toda a água perdida pela transpiração durante o exercício.
As bebidas esportivas ou os isotônicos, são uma delas. No entanto, consumir esse líquido com corante e aromatizante de modo exagerado pode causar algumas complicações ao seu organismo.

A utilização do isotônico é importante porque é preciso fazer a reposição das perdas de água pelo suor durante o exercício e a reposição de eletrólitos (principalmente sódio) perdidos no suor durante o exercício, e reposição de carboidratos (glicogênio) utilizados do fígado e músculos exercitados. Além disso, a presença de pêlos aumenta a perda de líquidos e eletrólitos, pois provocam mais calor devido e comprometem a troca de energia com o meio aumentando a fotoradiação por dificultar a ação dos cosméticos de fotoproteção.

As bebidas isotônicas são líquidos que apresentam osmolaridade muito próximo a dos fluidos corporais . Essa propriedade faz com os isotônicos sejam rapidamente absorvidos após o consumo.

Por que o termo isotônico ?

Refere-se à tonicidade, ou seja, a concentração iônica de um líquido em relação ao sangue. Um líquido pode ser hipotônico, quando sua concentração é menor que a do sangue, hipertônico quando a concentração é maior ou isotônico quando a concentração é igual a do sangue.
 
As bebidas isotônicas são consideradas suplementos hidroeletrolíticos com o objetivo de evitar a desidratação durante a prática esportiva.

Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Paraíba em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba, descobriu que a ingestão de bebidas isotônicas podem prejudicar o esmalte dos dentes dos atletas, causando cáries e aumentando a sensibilidade dentária. E o consumo em excesso, os isotônicos dificultam a perda de peso, sobrecarregam os rins e podem contribuir para o aumento da pressão sanguínea.

Faça você o seu isotônico livre de corantes e conservantes

A receita é para preparação de 300ml.

Ingredientes:

* 250 ml Suco natural de fruta cítrica (laranja, limão, tangerina )

* 10 gramas ou 01 colher cheia de sopa de Mel

* 1 grama ou 01 colher rasa de chá de Sal

* 50ml Água gelada

* Gelo á gosto

Coloque todos os ingredientes em uma garrafa.

Agite todos os ingredientes na garrafa e utilize antes, durante e após a atividade física.

Não armazenar por mais de 4 horas porque compromete o sabor.

Maria Matos Correia

 

 

Nutricionista Esportiva.
Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.
Possui Pós-Graduação em Fisiologia e Avaliação Morfo-Funcional pela Universidade Gama Filho , Graduada em Nutrição e Educação Física.

Atleta amadora, já correu 8 maratonas e 1 ultramaratona.

Instagram: @mariamatos1977

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