CARDIO EM JEJUM PARA CICLISTAS VALE A PENA?

CARDIO EM JEJUM PARA CICLISTAS VALE A PENA?

22 de junho de 2022 0 Por Flavio Menezes

Quem gosta de acordar cedo e imediatamente partir para o treino, com certeza já experimentou o cardio em jejum. A prática de pular o café da manhã e ir para rua se exercitar é mais comum do que imaginamos.

Nem todo mundo sente fome ao acordar, por este motivo alguns ciclistas preferem se alimentar apenas quando voltar. Porém, o assunto do cardio em jejum veio à tona recentemente. Isso porque, muitas pessoas viram na prática de exercício com o estômago vazio, a chance de emagrecer rapidamente. 

Sabemos que a temática sobre cardio em jejum desperta interesse e discussões na comunidade ciclística. Por este motivo, preparamos um material completo com informações sobre o assunto. Vem ver!

O QUE REALMENTE É O CARDIO EM JEJUM? 

O cardio em jejum nada mais é do que a prática da atividade física com o estômago totalmente vazio. O resultado disso é que o corpo acaba sendo estimulado a usar as gorduras como uma espécie de combustível. Os efeitos são positivos na perda de peso e no metabolismo. 

Dentro do meio ciclístico a prática é bastante comum. Isso porque, para aproveitar algumas rotas é preciso partir nas primeiras horas do dia. O ato de pular o café da manhã se dá pelo simples fato de não ter tempo suficiente para digerir os alimentos. 

Pedalar sem fazer um pré-treino antes é um assunto polêmico e tema de dúvidas frequente. Isso porque, os resultados são muito diferentes, de pessoa a pessoa. O resultado depende do perfil bioquímico e fisiológico de cada indivíduo. 

Para quem precisa perder alguns quilos, é uma ótima maneira de consumir gorduras armazenadas e secar mais rápido. Porém, para ciclistas que já treinam, o cardio em jejum serve para melhorar a capacidade de usar a gordura como combustível.

Indiretamente, ele também é uma maneira muito válida de aumentar a resistência e o melhorar o desempenho em longas distâncias.

EMAGRECIMENTO COM CARDIO EM JEJUM

O cardio em jejum costuma ser realizado na parte da manhã. Ele acontece após um jejum de 6 e 10 horas, período entre a última refeição e o tempo de sono. Normalmente ele é praticado por quem está tentando reduzir a gordura corporal, mas não consegue atingir o objetivo . 

Se você tiver tempo e disciplina para adicionar treinos matinais, com o ciclismo de baixa intensidade sem comer antes, o cardio pode ser uma boa estratégia para perder peso.

De qualquer modo, é relevante saber que, quer você escolha cardio em jejum ou não, um déficit calórico diário é a chave para queimar gordura e emagrecer. 

BIKE EM JEJUM: INTENSIDADE E DURAÇÃO RECOMENDADA

O corpo utiliza a gordura como energia apenas quando a intensidade do esforço é baixa ou média. Com o treinamento em intensidades mais altas, o organismo acaba exigindo o açúcar, como um meio de fonte de energia. 

Se a glicose for escassa, o corpo naturalmente irá consumir as proteínas musculares, por meio de um processo chamado gliconeogênese. Ou seja, um treino de cardio em jejum, realizado com grande intensidade, pode apresentar um grande efeito colateral. Isso acontece, pois ele prejudica os músculos. 

Além disso, treinar com o estômago vazio gera um certo estresse em nosso corpo. Por essa razão, é aconselhável reduzir a prática de cardio em jejum na sua rotina. Dentro de uma programação semanal, ele pode ser realizado apenas no máximo duas vezes por semana, entre 45 a 60 minutos por dia.

O QUE COMER APÓS O CARDIO EM JEJUM? 

Já diziam os mais antigos: saco vazio não pára em pé. Diante disso, ao retornar a casa após um treino sem se alimentar, é importante fazer uma refeição. 

Seja o café da manhã ou o almoço, para quem fez um treino de longa distância. Mesmo que o objetivo seja emagrecer, é preciso repor toda a energia que foi gasta.

Tenha cuidado e procure fazer uma refeição balanceada. Opte por uma alimentação completa, com doses moderadas de proteínas, gorduras boas e carboidratos, se preferir, na versão integral. Todos eles são extremamente necessários para o bom funcionamento do corpo, principalmente após a prática de um esporte. 

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE COM JEJUM

A realização de qualquer atividade física por si só já é muito benéfica a nossa saúde. Aliando isso ao jejum, surgem as seguintes vantagens: 

  • Aceleração da queima de gordura;
  • Estímulo ao emagrecimento;
  • Aumento de massa magra;
  • Maior sensibilidade à insulina; 
  • Ganhos na produção do HGH, o hormônio do crescimento. 

E OS MALEFÍCIOS… 

Sair em jejum e pedalar por muito tempo pode levar a problemas como: 

  • Dores de cabeça;
  • Visão turva;
  • Fraqueza; 
  • Desmaios;
  • Estresse.

Isso acontece, pois os estoques de açúcar no cérebro caem drasticamente. Além disso, existe o risco de overtraining. Ela é uma condição patológica na qual o corpo não reage mais aos estímulos do treinamento.

Ele começa a enfraquecer cada vez mais, devido a exercícios muito intensos realizados sem os períodos de descanso. Pedalar continuamente com baixos estoques de glicogênio é uma condição que pode favorecer o aparecimento desta patologia.

CONTRA INDICAÇÃO 

cardio em jejum é contra indicado para ciclistas que estejam grávidas e lactantes, pessoas que sofrem com pressão baixa e adolescentes. Por conta dos riscos de crises hipoglicêmicas, ciclistas diabéticos também não devem pedalar sem antes ingerir um pré-treino. 

CARDIO EM JEJUM? PROCURE AJUDA PROFISSIONAL! 

Para quem decide fazer esse tipo de treino pela primeira vez, o ideal é procurar um profissional. Somente ele será apto para avaliar e, consequentemente, acompanhar o seu processo. 

Uma dieta com grandes intervalos deve ser realizada de forma cuidadosa e gradual. As sensações e efeitos normalmente são bem diferentes de pessoa para pessoa. Os ganhos da prática, também dependem muito. 

Alguns ciclistas realmente não sentem fome ao acordar. Ou mesmo sofrem de desconforto gastrointestinal, e não se sentem bem ao tomar café e ir treinar. Por isso, é importante saber ouvir a si mesmo, para não ir além dos seus próprios limites.

E você, por acaso, já fez cardio em jejum? Deixe aqui abaixo, um comentário contando detalhes da sua experiência.