Como evitar dormência nas mãos ao pedalar

Como evitar dormência nas mãos ao pedalar

19 de junho de 2021 0 Por Flavio Menezes

CINCO DICAS PARA REDUZIR E PREVENIR A DORMÊNCIA ENQUANTO VOCÊ PEDALA.

A dormência das mãos geralmente ocorre porque um nervo do pulso ou do cotovelo está sendo comprimido, e muitas vezes isso é causado pela sua posição ao pedalar. Por isso reunimos cinco dicas para reduzir e prevenir a dormência enquanto você pedala:

  • 1.  Altere a posição das suas mãos
  • 2.  Incline-se para trás quando sentado no selim em vez de se inclinar para a frente
  • 3.  Pedale com os cotovelos dobrados
  • 4.  Invista num par de luvas para ciclistas
  • 5. Alongue-se!

Altere a posição das suas mãos

As bicicletas de estrada com guidões tipo drop bar oferecem três posições para as mãos. Alternar entre elas ajudará a aliviar e até mesmo a evitar a dormência nas mãos.

Hoods– quando você coloca as mãos sobre as capas dos manetes dos freios. Esta posição dá acesso aos freios e alavancas de câmbio sem ser uma posição tão agressiva quanto a da curva do guidão. A maioria dos ciclistas passa a maior parte do percurso, apoiados nas curvas do guidão.

Drops—Quando você posiciona as mãos na parte curva mais baixa do guidão. Esta posição geralmente é usada nas descidas para melhor controle da bicicleta. Permaneça nos drops apenas por curtos períodos de tempo, pois isso causa tensão nas costas e no pescoço.

Tops—Quando você posiciona as mãos entre as capas dos manetes dos freios e o avanço da sua bicicleta. Essa posição é usada com mais frequência para aliviar a pressão das costas ao pedalar a velocidades mais lentas. Nesta posição, você fica sem acesso aos freios, o que torna potencialmente perigoso pedalar com as mãos not tops por longos períodos de tempo.

Incline-se para trás quando sentado no selim em vez de se inclinar para a frente

Isso ajudará a tirar o peso de seu corpo dos braços e permitirá que você contraia seus glúteos e abdômen ao pedalar. Pode parecer difícil no início, especialmente se você não estiver fazendo exercícios básicos regularmente, mas com o tempo, se tornará mais fácil.

Pedale com os cotovelos dobrados

Em vez de travar os braços, pedale curvando os cotovelos. Isso impedirá que suas mãos fiquem dormentes. Se pedalar dessa maneira for difícil para você, você pode estar usando uma bicicleta de tamanho errado. Dê uma passada no seu revendedor autorizado local para obter um ajuste na sua bicicleta.

Invista num par de luvas para ciclistas

Adquira pelo menos um par de luvas para ciclistas de boa qualidade e use-os em todas as pedaladas. Isso ajudará a proteger as terminações nervosas sensíveis de suas mãos e tornará sua pedalada muito mais confortável.

Alongue-se!

O alongamento ajudará a aumentar a mobilidade e evitará que certas partes do corpo se esforcem demais durante a pedalada, o que pode ajudar a aliviar a dormência.

 

Matéria da Revista Bicicleta