Egan Bernal pode voltar às corridas ainda esse ano

Egan Bernal pode voltar às corridas ainda esse ano

19 de março de 2022 0 Por Flavio Menezes

Egan Bernal pode voltar às corridas antes do final da temporada de 2022, com seu técnico Xabier Artexte convencido de que o colombiano pode se recuperar totalmente das sérias lesões que sofreu depois de colidir com um ônibus estacionado em janeiro, na Colômbia.

O piloto de 25 anos da Ineos Grenadiers enfrenta um longo processo de reabilitação, mas já está trabalhando com fisioterapeutas e mostrando com orgulho seu rápido progresso nas mídias sociais. Ele já está pedalando em uma bicicleta ergométrica e trabalhando na estabilidade musculoesquelética, progresso que deixa seu técnico otimista.

“Se pensarmos nos tempos padrão necessários para uma recuperação, a resposta seria não”, disse Artexte ao La Gazzetta dello Sport sobre um possível retorno às corridas antes do final de 2022. “No entanto, Egan é um esportista de alto nível e suas habilidades de recuperação também estão acima da média. Eu não rejeitaria essa possibilidade mesmo sem definir como meta fixa – é uma opção que existe. Ele está trabalhando para voltar o mais rápido possível. Pode ser em 2023, mas também no final deste ano. Não podemos descartar, longe disso.”

Bernal sofreu 20 fraturas diferentes, incluindo na coluna, fêmur e rótula. Ele passou uma semana em terapia intensiva, com médicos sugerindo que havia 95% de chance de morte ou paraplegia.

“Ele está motivado e tem uma vontade incrível de voltar. Também será mais forte psicologicamente. Sem esquecer que em um caminho como o seu nem sempre você melhora, pode haver pequenas dores ocasionais, momentos de cansaço, alguns passos para trás. Felizmente, até agora, não houve problemas.”