Fiosioterapeuta fala dos benefícios de andar de bike

Fiosioterapeuta fala dos benefícios de andar de bike

30 de abril de 2022 0 Por Flavio Menezes

BERNARDO SAMPAIO, FISIOTERAPEUTA E DIRETOR CLÍNICO DO ITC VERTEBRAL E DO INSTITUTO TRATA, UNIDADES DE GUARULHOS

A prática de pedalar traz vários benefícios para a saúde mental, física e ajuda no emagrecimento seja a bike utilizada para lazer, locomoção ou como instrumento de esporte. O ciclismo praticado de forma regular ou diária previne o ganho de peso, combate e ajuda a evitar uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Além desses benefícios, mais óbvios, posso citar vários outros. Nas crianças e adolescentes, por exemplo, a prática ajuda na melhoria da saúde óssea, composição corporal, aptidão muscular, resistência cardiorrespiratória; nos adultos, melhora da circulação sanguínea, prevenção de peso, menor risco de morte precoce por AVC, diabetes, pressão arterial.

Andar de bicicleta é um ótimo exercício cardiovascular que “fortalece o nosso coração”. Além disso, a participação dos músculos e das articulações é máxima em número e intensidade. Está cientificamente demonstrado que a intensidade do exercício realizado ao andar de bicicleta nos traz excelentes benefícios à saúde. Pedalando pelo menos meia hora, treinamos ao máximo os quadrícipetes e os glúteos. 

Os maiores benefícios de andar de bicicleta são:

  • – Exercitamos a parte superior (peito, costas, ombros);
  • – E a parte inferior do corpo (coxas, nádegas, pernas).
  • – Em pedalar regularmente;
  • – Qualquer pessoa pode realizar o exercício, adaptando a intensidade e frequência ás suas características pessoais.

A duração e a frequência dos trajetos podem ser ajustadas pelo Personal Trainer e  pelo fisioterapeuta  de acordo com a condição física, a idade e os resultados que se queira atingir. Apenas 10 minutos de pedalada já repercutem na musculatura, na irrigação sanguínea e nas articulações. A partir de 30 minutos, aparecem influências positivas nas funções do coração, e a partir de 50 minutos é estimulado o metabolismo lipídico.

Uma das grandes vantagens de andar de bike ao ar livre é a boa quantidade de calorias gasta, o ciclismo é uma ótima ferramenta para o emagrecimento. Além de ser um exercício gratuito, promove uma sensação de liberdade, pedalar ao ar livre durante um dia ensolarado, por exemplo, ajuda na produção de vitamina D no nosso organismo.

BERNARDO SAMPAIO 

Fisioterapeuta pela PUC-Campinas (Crefito: 125.811-F), diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos, Bernardo Sampaio é também professor do curso de pós graduação em fisioterapia traumato-ortopédica do Instituto Imparare e do curso de fisioterapia do Centro Universitário ENIAC (Guarulhos) e também leciona como convidado nos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo. Mestrando em ciências da saúde pela faculdade de ciências médicas da santa casa de são Paulo. Saiba mais em: www.institutotrata.com.br  e www.itcvertebral.com.br