Maglia Nera

Maglia Nera

31 de agosto de 2021 0 Por Flavio Menezes

A MAGLIA NERA ERA O “PRÊMIO” QUE O GIRO D’ITALIA RECONHECIA AO ÚLTIMO COLOCADO

 

De 1946 a 1951, o Giro D’Italia concedia um prêmio simbólico ao último ciclista a terminar a corrida. A lendária Maglia Nera (camisa preta) foi uma prova da vontade e determinação que era preciso simplesmente para competir e terminar um Grand Tour. O prêmio, que veio com prêmios em dinheiro, comida e bebida no final de cada etapa, e a adulação dos torcedores italianos, tornou-se tão cobiçado que uma competição acirrada surgiu para reivindicar a camisa. Dois ciclistas em particular, Luigi Malabrocca e Sante Carollo, fizeram um grande esforço para ver quem conseguia perder mais tempo. Eles se escondiam em bares e celeiros, fazendas e valas, em restaurantes ou embaixo de pontes.

 

 

E muitas vezes eles furavam voluntariamente os pneus apenas para serem forçados a repará-los e, assim, perder mais tempo sem chamar muita atenção para terminar por último. Malabrocca, o único a levar o prêmio em duas edições (1946 e 1947), ficou conhecido como o mestre do atraso. Ele costumava parar para um expresso com leques que poderia facilmente se transformar em um almoço longo e prolongado. Certa vez, ele foi pego pescando nos canais do rio Ticino!

O Maglia Nera nasceu imediatamente após a Segunda Guerra. Essa cor foi escolhida inspirada na figura de Giuseppe Ticozzelli, um ex-excelente jogador de futebol dos anos 1920 da cidade de Alessandria, da equipe Casale, Spal e que  também jogou na seleção italiana. Em 1926 decidiu participar do Giro d’Italia como independente, ou seja, sem uma equipe. Para a ocasião, ele vestiu o uniforme de sua equipe de futebol, o Casale, uma camisa preta com uma pequena estrela no peito. Famosa foi sua longa fuga, em que ganhou mais de uma hora do pelotão, mas, por não ter uma equipe de apoio que lhe entregava os suprimentos na corrida, resolveu parar e comer em um restaurante. Então ele foi pego pelo grupo e chegou destacado na linha de chegada. Nos dias seguintes, ele tentou novamente, mas acabou abandonando após ser atropelado por uma motocicleta

 

Inspirados pela travessura e tenacidade representada por este nobre prêmio, o Giro Vecchio tem  o orgulho de oferecer uma  Maglia Nera para o último colocado de cada edição do evento.

A Edição de 2021 será em Louveira (SP) no dia 24 de outubro.

As inscrições estão abertas> Informações e inscrições no site www.girovecchio.com.br