Mulheres ciclistas: 5 motivos para você começar a pedalar

Mulheres ciclistas: 5 motivos para você começar a pedalar

3 de maio de 2022 0 Por Flavio Menezes

POR ANA LUÍSA MARÇAL, FISIOTERAPEUTA E DIRETORA CLÍNICA DO INSTITUTO DE PILATES, UNIDADE DE GUARULHOS.

É comum atualmente encontrar mulheres que não gostam muito de ir à academia e, também, que não possuem tempo de fazer essa ou outras atividades físicas. Entretanto, pensando na importância de praticar exercícios regularmente, uma boa saída para isso, que pode ser tão eficiente quanto passar algumas horas na academia por semana, é praticar ciclismo.

Existem muitos benefícios em andar de bicicleta ajuda com diversos fatores relacionados ao bem-estar e saúde da mulher. Pedalar é um esporte muito acessível e não precisa ser encarado como “a hora da atividade física”, podendo apenas ser incluído na rotina do dia a dia, em momentos como uma ida ao supermercado ou mesmo ao trabalho (também ajudando a evitar o estresse de pegar um trânsito muito movimentado), um passeio no parque e até na praia.

A mulher ciclista pode contar com benefícios, tais como: perda de peso, redução de estresse e melhora do condicionamento físico.

Abaixo vou trazer alguns benefícios bem interessantes para as mulheres que pensam em começar a pedalar.

1. Melhora na respiração: Ajuda a fortalecer o coração e aumentar a frequência cardíaca, também ocorre uma melhora na maneira de respirar.

2. Fortalecimento muscular: A atividade é ótima para mulheres que querem fortalecer as pernas, glúteos e coxas.

3. Condicionamento físico: As mulheres que pedalam têm uma maior estimulação da circulação sanguínea, também são reduzidas as chances de desenvolver problemas cardíacos.

4. Perda de peso: Mulheres que estão acima do peso médio também podem se beneficiar do ciclismo, já que este exercício não força nem produz estresse nas articulações – diminuindo o risco de causar maiores danos no futuro.

5. Bem-estar: Você já deve ter lido ou ouvido em algum lugar que praticar atividades físicas ajuda a tratar a depressão, certo? Andar de bicicleta é uma das melhores alternativas para esse propósito, já que ajuda a liberar a endorfina (hormônio relacionado ao bem-estar, felicidade e bom humor) e não prejudica seu corpo por ser um exercício leve e prazeroso.


Ana Luísa Marçal

Ana Luisa Marçal é fisioterapeuta (Crefito: 127346-F) e atua como Diretora Clínica da Unidade de Guarulhos, do Instituto Pilates. A profissional possui formação em pilates solo e aparelhos para patologias da coluna e estabilização segmentar vertebral; além de especialização em fisioterapia Neurofuncional pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Saiba mais em: www.institutopilates.com.br

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