O QUE É MELHOR, CORRER OU PEDALAR?

O QUE É MELHOR, CORRER OU PEDALAR?

30 de julho de 2022 0 Por Flavio Menezes

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam iniciar a prática de exercícios. Correr ou pedalar?

Muitas vezes o que está por trás desta pergunta é a vontade de conquistar com rapidez os resultados desejados para ter mais saúde ou simplesmente moldar o corpo para atender um padrão social de beleza.

O mais impactante das respostas obtidas, seja do senso comum ou de um profissional do esporte, é a definição que uma ou outra modalidade seja melhor ou pior.

Na verdade, para determinarmos o que é melhor precisamos considerar alguns elementos fundamentais como:

Primeiro: O conhecimento

As duas modalidades esportivas podem oferecer respostas físicas e psíquicas sensacionais para a saúde e também para a estética corporal.

Segundo: O prazer

A singularidade de cada pessoa, ninguém consegue saber exatamente quais as individualidades do outro, seus gostos e prazeres, portanto só você poderá escolher o que é melhor ou mais legal praticar!

Terceiro: A limitação física

A capacidade e as condições físicas de cada um, pois uma limitação de movimento, traumas osteomusculares ou até mesmo uma grande variação anatômica podem interferir na escolha entre correr ou pedalar.

Quarto: O acesso

Tanto uma como a outra modalidade necessitam de equipamentos e locais apropriados, sendo assim, antes de escolher é preciso verificar se existe condições para adquirir os itens necessários, partindo de um tênis ou uma bicicleta, chegando até os assessórios de segurança ou performance. Também é necessário saber se existem locais apropriados para a realização destas modalidades próximos a você.

Quinto: A informação

Saber que o importante para possuir uma melhor saúde física e mental é necessário o Movimento Corporal, independente da modalidade esportiva escolhida. Nosso corpo foi criado para o movimento e através dele todos os sistemas vitais funcionam melhor.

Assim para dar início as movimentações corporais, seja para melhorar a saúde ou para melhorar a estética, o necessário é encontrar a “porta de entrada”, isto é, a atividade que se consegue realizar com prazer, segurança e com frequência.

Portanto, correr ou pedalar são ótimas atividades, desde que sejam escolhidas por você, atendendo as suas possibilidades.

P.S.: E sobre saúde ou padrão social de beleza, o importante é considerar que saúde construímos a cada dia e beleza é aceitar quem somos e que podemos melhorar constantemente, sem nos tornarmos escravos do sistema.

Anderson do Prado-Pinduca

Psicanalista e Personal Trainer