O que fazer se você for surpreendido por uma tempestade elétrica durante o pedal

20 de março de 2022 0 Por Flavio Menezes

O QUE FAZER SE VOCÊ FOR SURPREENDIDO POR UMA TEMPESTADE ELÉTRICA DURANTE O PEDAL

Tempestades elétricas são situações bem perigosas. O ideal é não planejar pedais durante situações assim. Mas às vezes elas nos surpreendem. E aí, o que fazer?

© AdobeStock

A primeira coisa a fazer antes de fazer qualquer saída de saída é prevenir. Consulte as informações meteorológicas e revise cuidadosamente a rota e a altitude da rota que você vai fazer.

Tenha em mente que esses tipos de tempestades são muito explosivas e surgem em questão de minutos.

As dicas a seguir se aplicam especialmente se estivermos pedalando em campo aberto ou em áreas isoladas, pois em áreas urbanas os edifícios funcionam como para-raios e é mais difícil para eles chegarem até nós.

  • Pare, livre-se do material metálico e afaste-se da bicicleta sem correr: a primeira coisa a fazer é parar de pedalar e se afastar da bicicleta. Mesmo que ela seja de carbono ou alumínio, também atrai raios. A distância mínima de segurança é de 30 metros. Mas antes de sair, desligue todos os aparelhos eletrônicos e deixe qualquer material metálico para trás. Quando se trata de caminhar, evite correr, pois podemos causar turbulência no ar que, juntamente com roupas molhadas, pode atrair raios.
  • Evite estes locais: as áreas com maior probabilidade de receber raios são locais altos (picos, picos, etc.), perto de objetos metálicos como cercas, linhas de energia ou linhas de trem e edifícios isolados, como celeiros ou galpões. Também é necessário evitar ficar sozinho em terrenos desmatados, pois seremos o ponto que mais se destaca do meio ambiente e poderíamos atuar como um para-raios. Cavernas e saliências rochosas também não são um bom lugar, pois são canais naturais através dos quais a eletricidade dos raios é evacuada.

  • Posição de segurança: a posição mais recomendada é evitar locais alagados. O ideal é se agachar com as mãos nos joelhos e tocar o chão apenas com os sapatos. Assim evitaremos ficar de pé no chão.
  • Posição antes de uma descarga iminente: pouco antes de receber o impacto de um raio, é possível notar um formigamento, nosso cabelo ficará em pé ou elementos metálicos podem ser vistos brilhando. Nesse momento temos que adotar a posição de segurança de cócoras, agachados o máximo possível, mas apenas tocando o chão com os sapatos e, se formos em grupo, teremos que nos afastar uns dos outros.
  • O melhor lugar em uma tempestade: Se nos encontramos envolvidos em uma situação como essa, o melhor lugar para nos abrigarmos é dentro de um carro. Um veículo fechado, com o motor desligado e as janelas e entradas de ar fechadas, funciona perfeitamente e mesmo que seja atingido por um raio, os ocupantes sairão ilesos.