Pilates como elemento importante na preparação para provas longas

Pilates como elemento importante na preparação para provas longas

22 de outubro de 2021 0 Por Flavio Menezes

POR ANA LUÍSA MARÇAL, FISIOTERAPEUTA E DIRETORA CLÍNICA DO INSTITUTO DE PILATES, UNIDADE DE GUARULHOS.

Competições e provas de alto impacto sempre exigem muito dos atletas e para os praticantes de ciclismo não é diferente.  Além de necessitar de uma bike preparada, é preciso ter equilíbrio entre corpo e mente. Por conta disso, a preparação para esse “desafio” começa muito antes da prova e requer muito foco e dedicação.

Dependendo do seu condicionamento e do tipo de prova, é preciso fazer uma preparação específica que inclui uma alimentação equilibrada e um plano de treino supervisionado. E uma das formas mais procuradas pelos ciclistas para se preparar é a prática do pilates. Percebo aqui na clínica uma procura grande de atletas, de diferentes modalidades, pelo pilates, como uma fonte para consciência corporal, aumento da flexibilidade, melhora na respiração, prevenção de lesões e amplitude muscular.

Com isso, o atleta estará mais preparado para ficar horas em uma mesma posição, mantendo o ritmo da prova e evitando lesões. Por conta do posicionamento incorreto na bicicleta e a falta de práticas corporais, é comum entre os praticantes do ciclismo, a reclamação de dores na coluna lombar, joelhos, ombros e lesões na região as mãos. Por isso, o pilates é um aliado importante.

Através dos exercícios e das posturas que intercalam posições de esforço e relaxamento, com repetições moderadas e um tempo dosado, é possível conquistar uma maior resistência aos músculos, ajudando a suportar cargas longas de treinos. Além de equilibrar a postura, melhorar a função muscular e articular, facilitar os movimentos através do gancho de mobilidade e promover uma maior estabilidade no tronco.

No caso dos ciclistas, especificamente, é preciso lembrar que as quedas afetam diretamente os ombros e as mãos e podem ser evitados ou minimizados com a concentração e prática do pilates.

Ana Luísa Marçal

Ana Luisa Marçal é fisioterapeuta (Crefito: 127346-F) e atua como Diretora Clínica da Unidade de Guarulhos, do Instituto Pilates. A profissional possui formação em pilates solo e aparelhos para patologias da coluna e estabilização segmentar vertebral; além de especialização em fisioterapia Neurofuncional pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Saiba mais em: www.institutopilates.com.br