Quer começar a ir de bike para o trabalho? Fisioterapeuta dá dicas de como começar essa missão

Quer começar a ir de bike para o trabalho? Fisioterapeuta dá dicas de como começar essa missão

31 de agosto de 2021 0 Por Flavio Menezes

BERNARDO SAMPAIO, FISIOTERAPEUTA E DIRETOR CLÍNICO DO ITC VERTEBRAL, GUARULHOS.

 

Andar de bicicleta traz diversos benefícios, entre eles, podemos destacar a redução do risco de uma doença cardíaca (em até 52%), melhorando o tônus muscular, redução do colesterol, além de ajudar a prevenir diabetes, aumentar o fôlego e a qualidade de vida. Se você ainda não aderiu a modalidade, te convido a experimentá-la, nem que seja por algumas pequenas voltas, para curtir um fim de semana ensolarado no parque. Agora, se a ideia é ir mais longe, todo cuidado é pouco.

Em caso de sedentarismo, nada de sair pedalando como se não houvesse amanhã, senão, as chances de fadigar seus músculos e conquistar algumas lesões são enormes. Então, a dica é começar aos poucos, em distâncias curtas e se possível incluir uma rotina de alongamento e fortalecimento dos músculos entre uma pedalada e outra. Essas orientações valem também para aqueles que já pedalam e querem aumentar o percurso ou o grau de dificuldade. Estabeleça um equilíbrio, respeite sempre o limite do seu copo e vá avançando aos poucos.

 

 

Agora que já se sente mais preparado para pegar a magrela e ir até o trabalho todos os dias, cuidado com o peso da mochila que você irá carregar com os seus pertences. Se houver necessidade de levá-la, opte por equilibrar o peso da mesma, assim, evita uma sobre carga por conta de você não estar se sentindo confortável ao pedalar. O tipo de roupa que você usa também pode interferir no seu desempenho, então faça o uso de roupas leves e adequadas e que não atrapalhem os movimentos e ao chegar na empresa, troque de roupa.

Se a distância for muito grande ou se você começar a se sentir fadigado, procure um fisioterapeuta que irá te auxiliar na preparação do corpo e evitar problemas como: lesões graves, má postura ao pedalar, dor na lombar, joelho e no períneo devido ao longo período sentado, entre outros incômodos.

 

É importante lembrar que além do alongamento, exercícios de fortalecimento e resistência muscular são favoráveis para melhorar a coluna lombar. Além disso, através de exercícios específicos, que irão atuar de maneira preventiva, esse trabalho poderá fazer com que você ganhe mais tempo, uma vez que um corpo bem preparado torna-se mais ágil e veloz.