SABIA QUE NA HORA DE COMPRAR UMA BICICLETA, EXITEM ALGUMAS MEDIDAS VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LEVAR EM CONTA? 

SABIA QUE NA HORA DE COMPRAR UMA BICICLETA, EXITEM ALGUMAS MEDIDAS VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LEVAR EM CONTA? 

28 de maio de 2022 0 Por Flavio Menezes

Quase todo mundo se pergunta: o que levar em conta na compra duma nova bike? Então, saiba quais são as medidas básicas que você deve observar   ao comprar uma bicicleta nova. Estamos falando do Seat Tube e do Top Tube.

Seat Tube

Tubo de selim do quadro da bicicleta. É o que define o tamanho (medidas) da bicicleta. Nas Mountain Bikes essa medida é apresentada em polegadas: 17″, 18″, 19″ etc. Nas Speed, Híbridas e Estradeiras a medida é em centímetros: 50, 52, 54 cm etc
Veja na tabela abaixo o tamanho de bicicleta adequado para sua altura.

Top Tube Horizontal

Tubo superior do quadro da bicicleta. Define o comprimento da bicicleta. Essa medida também é usada para definir o tamanho da bicicleta para o ciclista, e deve ser tomada em linha reta, paralela ao chão. Vai desde o centro do tubo frontal até o centro do canote de selim da bicicleta.

Alguns fabricantes de bicicletas apresentam seus modelos com ligeira diferença no comprimento do top tube horizontal. Para ciclistas com o tronco mais longo, recomenda-se os modelos com top tube horizontal mais longo e para ciclistas com o tronco mais curto, um top tube mais curto. Por isso é fundamental que se experimente modelos e marcas diferentes antes da compra, pois bicicletas com mesmo tamanho nominal podem apresentar diferenças em suas geometrias. Na dúvida, consulte um profissional e faça um bike fit antes da compra pois para cada tipo físico e dependendo do uso que se pretende fazer da bicicleta existem medidas e ajustes diferentes.

Top Tube mais curto

Ideal para plano, uso urbano e iniciantes; serve para manter o ciclista numa posição de condução mais em pé, o que facilita olhar o trânsito. O ciclista fica mais exposto ao vento, o que torna a bicicleta mais lenta. Ciclista em posição mais em pé tem maior dificuldade em realizar subidas. O pescoço é menos exigido. A lombar passa a ser o amortecedor do ciclista.
 

Top Tube mais longo

Ideal para esportistas e profissionais: visa retirar o máximo do funcionamento muscular do corpo do ciclista. Facilita arrancadas, subidas e mudanças bruscas de direção, permitindo uma condução agressiva. Como o corpo do ciclista fica mais deitado, há menos arrasto aerodinâmico, facilitando a manutenção de altas velocidades.

É fundamental a escolha da bicicleta que corresponda ao tamanho do ciclista

Tabela básica – Altura do ciclista x Tamanho da bicicleta

Qual a bicicleta ideal para o seu filho?

Existe uma tabela com uma média padrão para bicicletas infantis.
Abaixo, está uma tabela com a idade da criança e o aro indicado para cada faixa de etária

Como medir o cavalo em uma bicicleta de Speed/ Road?

Existem várias fórmulas e métodos para se determinar o tamanho do quadro de uma bicicleta de speed/road. Mas, a mais aceita na atualidade é a fórmula desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que consiste no tamanho do cavalo x 0,65 cm.

Como medir o tamanho de seu cavalo:

Descalço, com as pernas ligeiramente afastadas, vista sua bermuda de ciclista. Encoste-se em uma parede, faça uma marca com um lápis da altura do seu cavalo (como na ilustração abaixo) na parede e meça a altura (com uma fita métrica).

O valor encontrado será o tamanho aproximado do quadro ideal para o ciclista. Por exemplo: Um ciclista que tem o cavalo na altura de 83 cm, deverá se adaptar melhor ao quadro de tamanho 54, já que 83 x 0,65 = ~54.

Como medir o cavalo em uma bicicleta de Mountain Bike?

O tamanho do quadro em MTB geralmente em polegadas. Existe uma regra que foi publicada pela revista norte-americana Mountain Bike Action, em janeiro de 1992 que ensina o seguinte: Encontre a altura do seu cavalo, transforme em polegadas e então subtrai 14.

O resultado é o tamanho de quadro para mountain bike.

Por exemplo: 83cm ÷ 2,54 = 32,67 polegadas. Deste resultado subtraia 14. Então teremos 32,67 – 14 = 18,67 polegadas.

O quadro certo para o ciclista é um 18.5.

Avalie com cuidado. A ajuda de um profissional facilitará muito. Não compre uma bicicleta inadequada para seu tamanho.

Fonte: Escola de Bicicleta e Trek Bikes