VEM PEDALAR: 23 BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BIKE PARA A SAÚDE

VEM PEDALAR: 23 BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BIKE PARA A SAÚDE

20 de outubro de 2021 0 Por Flavio Menezes

O uso da bicicleta como meio de transporte na cidade ou só para passeios aumenta cada vez mais. E o estímulo para pedalar aparece por vários motivos. Um deles é a busca por uma maior qualidade de vida, um dos grandes benefícios de andar de bike para qualquer pessoa.

Se ainda faltam motivos para você pedalar, precisa saber que mesmo pedalando poucas vezes na semana, já vai sentir grandes diferenças em seu corpo e mente. Portanto, se você pensa em pedalar, a hora é já.

Confira neste post, 23 benefícios de andar de bike para a sua saúde, e comece a pedar por trilhas, estradas ou mesmo pelas ruas da sua cidade!

1. UM DOS MELHORES BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BIKE É O EMAGRECIMENTO

Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que você pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança!

2. MELHORA A RESISTÊNCIA MUSCULAR

Assim como outros exercícios, pedalar exige força de seus músculos. E um dos maiores benefícios de andar de bike é que o ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do seu corpo.

Então, tanto suas pernas como braços e outros membros vão ficar bem resistentes com a prática constante da bike!

3. DESENVOLVE O BEM-ESTAR

Você já viu algum ciclista pedalando com raiva? Isso é quase impossível porque pedalar aumenta a liberação de endorfinas e serotoninas, substâncias que causam a sensação e prazer.

Não importa o lugar em que você pedale, a sensação de bem-estar vai te acompanhar sempre.

O exercício físico, em geral, tem como efeito aumentar a endorfina no organismo, um neurotransmissor ligado à sensação de conforto e tranquilidade. No ciclismo, essa sensação ainda ganha resultados maiores, porque a atividade coloca o praticante em contato com a natureza, pessoas e momentos incríveis.

Ainda, mesmo saindo para pedalar só, o prazer de pedalar e estar bem consigo virão junto com o vento na cara e a sensação de liberdade.

4. AUMENTA SEU FÔLEGO

Como ciclistas conseguem subir ladeiras bem íngremes? Pulmões reforçados ajudam nisso!

Pedalar exige muito oxigênio e por causa disso sua respiração será muito exercitada. Com o tempo, você terá fôlego para aguentar pedais longos. Além disso, com a frequência cardíaca maior, seus pulmões recebem doses maiores de ar e com isso aguentam atividades mais intensas.

Esse é um dos benefícios de andar de bike que você vai sentir os efeitos mesmo sem pedalar. Se o elevador quebrar, vai ficar fácil subir escadas sem ofegar!

5. TEM BAIXO IMPACTO EM SUAS ARTICULAÇÕES

No ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés quando você está sentado no selim da bike.

Quem recebe primeiro as pancadas do trajeto é a bicicleta. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno.

Então se você tem alguma restrição para atividades como correr, jogar tênis ou futebol, já sabe que a solução é investir na bike!

6. REDUZ O COLESTEROL

O ciclismo estimula o metabolismo, e assim faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas. Pedalando fica mais fácil comer doce ou a gordurinha da carne no churrasco, sem se preocupar em ir ao médico e levar puxão de orelha!

BANNER

7. CONTROLA A GLICEMIA NO SANGUE

Outra vilã do seu corpo que é combatida com a prática do ciclismo é a glicemia. Ao pedalar com frequência o nível de açúcar no sangue é equilibrado. Se você tiver diabetes já sabe que tem mais um ótimo motivo para aproveitar os benefícios de andar de bike!

8. REGULA A PRESSÃO ARTERIAL

Nem só seus músculos são tonificados com o pedal constante. Suas artérias e veias também são! A contração e o relaxamento delas ficam mais rápidos, o que auxilia a abaixar a pressão arterial.

O seu coração será bastante beneficiado com a pressão equilibrada, necessitando menos esforço para bombear sangue para o corpo.

9. ELIMINA TOXINAS DO CORPO

Suar durante o pedal elimina as toxinas do corpo com mais facilidade. Com menos substâncias tóxicas no corpo, seu funcionamento será melhor. Vale a pena pedalar mais nos dias de calor para limpar bem o organismo!

10. MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

“O ciclismo faz meu sangue correr pelas minhas veias.” A frase dos ciclistas apaixonados por esse esporte tem muito fundamento!

Ao pedalar, seu corpo precisa de mais oxigênio para alimentá-lo, então seu coração vai bater mais e o seu sangue vai correr mais rápido pelas veias. Todo o seu corpo será abastecido com muito sangue e oxigênio, fazendo com que sua saúde e desempenho só melhorem!

11. REJUVENESCE

Se o seu objetivo é ficar sempre com a pele e a saúde como as de um jovem, então pedale, porque esses efeitos virão. Isso é o que diz um estudo focado em envelhecimento, coordenado pela pesquisadora Janet Lord, da Universidade de Birmingham.

O estudo fez uma comparação entre 125 ciclistas amadores — como você! — e pessoas que não praticavam nenhuma atividade física. O resultado comprovou que mesmo diante da ação do tempo, a força muscular permanecia como a de um jovem, ou seja, cheia de vigor.

Ainda, a mesma pesquisa constatou que os efeitos benéficos do pedal, se estendiam ao sistema imunológico, fortalecendo-o. O que ajuda a frear ataques de vírus e bactérias no organismo.

12. TRAZ ECONOMIA PARA O BOLSO, QUE CONTRIBUI PARA INVESTIMENTOS EM SAÚDE

Aqui temos um dos maiores benefícios de andar de bike: a economia para o seu bolso. Mas, o que ela traz de bom para a sua saúde? Muitas coisas.

A economia é um dos benefícios de andar de bike, percebida pouco tempo depois de começar a pedalar. Se você faz o seu trajeto diário ao trabalho, de metrô, ônibus ou carro, pode ir de bike, o que vai economizar um bom valor.

Principalmente para a troca do carro pela bike, a magrela ajuda você a poupar o valor de manutenção e financiamento que um automóvel tem.

Todo o dinheiro economizado, pode então, ser revertido para outras áreas da sua vida. Viajar, se alimentar melhor e aproveitar um cinema, teatro ou ler livros estão entre as opções, mas claro, a escolha do que vai fazer com seu excedente é sua.

A economia financeira que a bike traz abre espaço para que você invista mais na alimentação, no ciclismo, e em outros agregados que ajudam na sua saúde.

Logo, você pode fazer melhores refeições, investir em um upgrade na bicicleta, fazer uma viagem de bike e outras coisas que estejam relacionadas à sua saúde.

13. AJUDA A CRIAR RELACIONAMENTOS

Quem disse que você precisa pedalar sempre só? É possível fazer amizades pedalando, e se você não tem turma de pedal, relaxa, porque vai achar a sua logo.

Dos benefícios de andar de bike, fazer relacionamentos é um daqueles que rende boas parcerias para o pedal e a vida. Pedalar em parques, ciclovias, em trilhas ou na estrada, vai inevitavelmente colocar você em contato com outros bikers, dos iniciantes aos profissionais.

Mesmo em cidades grandes, onde a relação com estranhos costuma ser mais distante do que no interior dos estados, o ciclismo aproxima pessoas.

Ainda, boa parte das lojas de bike têm grupos de pedal. Logo, você pode entrar em uma turma dessas que esteja de acordo com o seu nível de pedal, e partir para as amizades pedalando.

14. AUXILIA NA RECUPERAÇÃO DE LESÕES ÓSSEAS E ARTRITE

Se você já tem algum problema de articulações, ou ainda não, vá pedalar para se prevenir ou remediar. O exercício de pedalar é de baixo impacto, e isso ajuda demais na manutenção de ossos e articulações.

Também, paralela a esses benefícios de andar de bike, está a garantia da melhora da coordenação motora. Fator que influencia bastante no equilíbrio e na prevenção de quedas, principalmente em pessoas de mais idade.

15. PREVINE MÁS CONDIÇÕES DE SAÚDE MENTAL

Está com estresse? Vai pedalar. Está se sentindo meio para baixo? Vai pedalar também.

O dia a dia é extenuante muitas vezes, e, com ele, o estresse, a ansiedade e a depressão podem aparecer. Para reverter quadros como esses e ainda ajudar na prevenção de outros transtornos, a bicicleta é perfeita.

A endorfina é liberada durante as pedaladas, e a substância ajuda a controlar ou prevenir desordens mentais. O melhor é que fazer um ou dois pedais de apenas 30 minutos cada, por semana, já rendem esses benefícios de andar de bike.

16. AUMENTA A ESTAMINA

Quer pedalar cada vez mais? Continue pedalando para ver os efeitos da estamina em seu organismo agirem em benefício da sua saúde.

Um dos melhores benefícios de andar de bike, para alguém que ama esse esporte, é poder, sem dúvida, pedalar muito sem se cansar. Porém, esse efeito só vem com treino e foco na alimentação.

A estamina é a capacidade de uma pessoa resistir por um longo período de atividade, sem se cansar, e ainda pedir mais. Uma capacidade que o pedal fornece não só para a atividade, mas para várias outras tarefas da vida.

Mas, calma, esse é um dos benefícios de andar de bike que só vem com o tempo e a prática frequente desse esporte. Então, continue pedalando progressivamente.

17. GARANTE UM SONO MELHOR

Pedalar promove noites de sono bem melhores, o que faz esse um perfeito aliado dos benefícios de andar de bike. O motivo para isso é que o corpo e a mente ficam mais relaxados com a prática regular do exercício.

Claro, para que os efeitos relaxantes que garantem sonos mais profundos aconteçam, os pedais devem ser feitos sob algumas condições.

Não pedalar forte à noite, perto do horário de dormir, é uma delas. A razão para isso é que a atividade deixa o corpo e a mente agitados, dificultando que você pegue no sono com facilidade.

Por isso, sempre prefira praticar a atividade pela manhã, assim, quando a noite cair, os efeitos no seu sono serão bem percebidos.

18. PROMOVE A SAÚDE DA PELE

Um dos efeitos que o próprio organismo produz conforme a idade avança é a oxidação dos tecidos. O que isso significa? Que a aparência fica envelhecida com o passar do tempo, e isso é bem perceptível na pele.

E um dos melhores benefícios de andar de bike é justamente reduzir os efeitos do envelhecimento na pele. O exercício faz com que o sangue circule melhor pelo corpo, eliminando mais toxinas. Estas são algumas das substâncias que provocam a oxidação.

Além disso, o corpo também precisa combater os radicais livres, elementos que causam a oxidação dos tecidos. E aliada a uma boa dieta, pedalar contribui para que os radicais livres sejam produzidos em menor escala no organismo.

Consequentemente, os efeitos benéficos de pedalar protegem mais o organismo como um todo, da ação dos radicais livres. E isso dá principalmente uma aparência mais jovem.

19. CONTRIBUI PARA A SAÚDE DO INTESTINO

A saúde intestinal é um problema para mutas pessoas. Algumas sofrem com o intestino preso enquanto outros com o intestino solto. E quando só a dieta não colabora para regular o órgão, a bike é a saída ideal.

Um dos grandes benefícios de andar de bike é que, ao longo do tempo com a prática, o intestino começa a funcionar melhor. A razão para essa melhora é que os exercícios estimulam o organismo a trabalhar bem e, assim, o intestino passa a entrar em equilíbrio.

Logo, quem convive com o problema do intestino preso passa a ter menos contratempos do tipo. E quem tem a crise do intestino solto, fica com ele mais regulado.

Apesar de o ciclismo em suas diferentes modalidades contribuir para a saúde intestinal, manter uma boa dieta e tomar bastante água contam bastante nessa hora também.

20. PROMOVE A LONGEVIDADE

Pessoas que pedalam conseguem ter uma longevidade maior na vida. Mas, confessamos, esse não é um dos benefícios exclusivos de andar de bike, porque outras atividades físicas regulares também garantem viver anos a mais.

Um estudo feito com ciclistas em Copenhage, na Dinamarca, mostrou que ao praticar a atividade frequentemente, a longevidade era garantida. Para os homens, 5 anos a mais; enquanto para as mulheres 3 anos a mais na conta.

Agora que você sabe disso, invista em pedais constantes, pois eles vão também prolongar o seu prazer de continuar pedalando.

21. MELHORA A VIDA SEXUAL

O ciclismo melhora bastante a circulação sanguínea, e isso inclusive contribui para a vascularização dos órgãos sexuais. Logo, um dos benefícios de andar de bike é ajudar na vida sexual.

Quando o sangue circula melhor pelo organismo, além da estimulação fisiológica, ele melhora a produção de hormônios. Quando eles estão regulados no corpo, ajudam a aumentar o apetite sexual.

Um deles, a serotonina, também conhecida como o hormônio do prazer, colabora por sua vez no aumento do bem-estar. Isso, em alguma medida, ajuda nos relacionamentos também.

22. AJUDA O CORPO A FICAR PREPARADO PARA OUTRAS ATIVIDADES

Pedalar constantemente prepara o corpo para pegar cada vez mais pesado nos passeios e treinos. Por outro lado, o ciclismo ajuda também com que o físico fique bem resistente para outras atividades físicas.

Desse jeito, se você tem vontade de praticar musculação, crossfit, natação, entre outros exercícios, pode ir com confiança. Pois o ciclismo ajuda com que o corpo tenha boa resistência para encarar mais uma prática física.

Se você não sentia preparo e força para seguir com a ideia de fazer outra atividade física, comece pelo ciclismo em qualquer modalidade. Ele vai te preparar para a outra prática.

23. PROMOVE MOMENTOS SAUDÁVEIS ENTRE FAMÍLIA E AMIGOS

Não dá para negar que a bike aproxima mais as pessoas. E quando isso envolve a própria familia e amigos, há um potencial muito alto para melhorar a saúde do corpo e da mente.

Seja um pedal no parque durante um final de semana, mesmo que só feito às vezes, como os pedais em trilhas e estradas com amigos, bons momentos sempre existem com a bike.

Esse contato humano ajuda a manter a mente sadia com os relacionamentos, além de estimular mais a prática da atividade. Um prato cheio de benefícios de andar de bike que só quem pedala em grupo  sabe o quanto vale a pena.

Listamos aqui 23 benefícios de andar de bike, mas há muitos outros que você descobre pedalando! Pra aumentar os efeitos do exercício regular, é ideal combinar uma boa alimentação, outros exercícios e também deixar a bike com a manutenção em dia.